domingo, 31 de julho de 2011

Haverá casos em que convenha se desvende o mal de outra pessoa?

É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.

S. Luiz

sábado, 30 de julho de 2011

Ninguém sendo perfeito, seguir-se-á que ninguém tem o direito de repreender o seu próximo?

Certamente que não é essa a conclusão a tirar-se, porquanto cada um de vós deve trabalhar pelo progresso de todos e, sobretudo, daqueles cuja tutela vos foi confiada. Mas, por isso mesmo, deveis fazê-lo com moderação, para um fim útil, e não, como as mais das vezes, pelo prazer de denegrir. Neste último caso, a repreensão é uma maldade; no primeiro, é um dever que a caridade manda seja cumprido com todo o cuidado possível. Ao demais, a censura que alguém faça a outra pessoa deve ao mesmo tempo dirigi-la a si próprio, procurando saber se não a terá merecido.

S. Luiz

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caros amigos

Muitos atos meus foram e, as vezes, estão errados. Nos caminhos difíceis a atenção é necessária; somos tentados a todo momento; o discernimento é muito importante nesta hora.
Chorei por não entender que para crescer é preciso, as vezes, cair.
Chorei porque pensei que tudo tinha que ser do meu jeito.
Chorei, choro e chorarei, porque entendi que o choro representa, também, alegria. Aprendo sim, a cada dia com sorriso, tristeza e emoção, porque querendo ou não é assim que vem a evolução.

sábado, 23 de julho de 2011

Escrever

Escrever é difícil porque temos medo de expor nossos sentimentos.
Escrever é mais do que saber; é ter coragem de expor ideias e criticas.
Escrever é passo a passo contar uma história, o dia a dia, o nascimento e desenvolvimento de alguém importante.
Escrever é expor momentos tristes que na verdade são de reflexão.
Escrever é expor alegrias que passamos, esperamos e teremos sempre conforme nossos atos.
Escrever é expor como foi ajudar alguém que pedia socorro.
Escrever é expor as dificuldades que tivera na falta de entendimento.
Enfim, escrever é expor o que, as vezes, não temos coragem de falar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uma fase

 Hoje acordei feliz.
 Meu corpo trabalhou com energia e destreza.
 Evolui um pouco; adquiri mais conhecimento; aprendi um pouco a mais sobre a vida.
 Continuei até o inicio da noite lendo e aprendendo com as surpresas do desconhecido.
 Meu desejo é que amanhã possa aprender mais para ajudar e ser ajudado.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nosso Criador

Você acha que o criador é justo?
Se a resposta for sim, concordo com você.
Ele é tão justo que deu-nos o livre arbítrio; este consiste na liberdade de praticar um ato digno de evolução quando ajudamos e de punição quando retardamos o progresso; portanto, se você está feliz com realizações em sua vida, houve colaboração; se, ao contrário, está em decadência; colabore.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nossos Atos

 Eu já errei; você já?
 Eu já pequei; você já?
 É verdade que já agimos mal.
 Quando assim acontece fazemos alguém sofrer agora e sofremos no futuro.
 A vida cuida dos nos nossos atos; se são positivos somos gratificados; se são negativos somos punidos.
 As vezes achamos que ela é injusta em determinadas situações, mas tudo tem um motivo; quando assim for, olhai em sua volta ou no passado com atenção e perceberá os desvios que cometeu em seu caminho.

Ajuda-me que te ajudarei; vigiai sempre, pois ainda não chegamos á perfeição.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Olhe-se

 Voluntariamente ou involuntariamente sempre erramos; pensamos que estamos certos, mas estamos na condição de analisar-nos?. Dizemos muitas vezes: você está errado, não pode fazer isto!; mas o que é certo ou errado para nós será também para o ser onipotente que rege as coisas?. Temos que olhar-nos e vigiar-nos para que não possamos errar com o próximo. 

  

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Domingo

 Domingo é um dia muito bom; agente descansa do trabalho, dos inconvenientes e ainda tem a comidinha gostosa da mamãe. Domingo agente lembra que tem família; lembra que tem lazer e esquece que tem problemas. Domingo agente viaja e percebe que a natureza é bela. Domingo é um dia que começa tarde e acaba cedo. Domingo demora a chegar e quando chega agente não vê que passou. Adoro o domingo, pois descanso e ganho forças para continuar minha evolução a partir da segunda-feira.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cidadania

  A constituição brasileira reforça a ideia de que o cidadão tem deveres e direitos. São tipos de atividades que devem ser exercidas de forma permanente.
  A cidadania pode ser exercida nas esferas jurídicas e política. Desse modo, o sistema jurídico pátrio criou instrumentos jurídicos e políticos para participação do cidadão nos assuntos do estado. Está surgindo no brasil, a cada dia, uma consciência por parte de cada cidadão, de seus direitos, de suas responsabilidades. Começa a surgir uma ação coletiva, porque o povo esta cansado de ver a inércia, a impunidade, o não fazer nada, o cruzar  os braços, e esperar que o governo faça. O sucesso de uma nação depende não apenas da economia ou da política, mas da mentalidade do seu povo. O atraso do cidadão brasileiro referente á cidadania e ao controle social, com relação aos países mais desenvolvidos, deriva-se de alguns fatores, tais como:
1) o cidadão brasileiro precisa sentir-se, de fato, dono do país, do seu Estado, cidade, bairro e rua. E não apenas de sua casa;
2) deve tomar a iniciativa, e não esperar tanto do governo;
3) apostar na produção e transmissão do conhecimento como alavanca vital de desenvolvimento e democracia.
  É importante que cada pessoa se atreva a fortalecer seu senso de responsabilidade, assumindo sua cota, positiva ou negativa, nos acontecimentos. Por menor que seja a fração que cada um de nós representa na cultura social, isso não enfraquece nossa responsabilidade. Cada um de nós se torna a pessoa que decide ser, e tudo que fazemos socialmente retorna um dia para que desfrutemos as consequências do nossos próprios atos.
  Quanto maior a parceria entre as sociedades e o poder público, mais rápida a passagem da crise para a possibilidade.
                                                                                           
                                                                                                                             Fonte Vestcon 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Envoltório e Espirito

 Evoluimos a cada ato, porque existe a causa.
 Evoluimos a cada dia, porque depois da causa pensamos melhor nos atos.
 Evoluímos a cada ano, porque os atos geram causas e as causas novos atos.
 Assim, evoluiremos nos desejos fisicos que quase sempre são como os do espirito,
 onde o discernimento vem com a elevação.

Causa do ato

 Jogada por ai com suas drogas e seu jeito rebelde de ser; vaga a procura de alimentos para a cabeça descalça e sem dinheiro para comer. Linda jovem menina. Onde estão os seus pais?. Onde está a sociedade?. O vale de prantos e ranger de dentes esta aqui, e achamos que determinados atos nos trará a felicidade. Como somos ingênuos!.